PROJETO:
“Adaptação, descobertas com encantamento e Alegria!”
Turma de 4 anos
Duração – mês de fevereiro de 2012 início de março
Professora Cátia Regina Marangoni Geremias
“Considerando a importância do período de adaptação da criança à escola, sobretudo a criança pequena que freqüenta a escola pela primeira vez, ou aquela que terá um novo nível de escolaridade, o professor deve ser facilitador neste processo, de forma lúdica, atrativa, segura, prazerosa, dando início ao processo de ensino-aprendizagem.” (BORGES, 2002: 32)
JUSTIFICATIVA:
Os primeiros dias na unidade de educação Infantil, geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários.
Os primeiros dias na unidade de educação Infantil, geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários.
Este momento é muito importante é fundamental, para que o vínculo de amizade e respeito se estabeleça entre os membros da comunidade escolar. É necessário desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Este é período também é muito importante para que haja a observação de todas as crianças por parte do professor e o desenvolvimento de atividade que permitam desenvolver diagnóstico e registro , para conhecimento e posterior desenvolvimento das habilidades e competências necessárias a cada faixa etária e o surgimento de temas para a elaboração dos projetos de trabalho.
OBJETIVO GERAL:
Propiciar um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer, conviver com novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções e demais potencialidades, sendo estas observadas e registradas em um diagnóstico sobre o seu desenvolvimento social e cognitivo
Propiciar um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer, conviver com novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções e demais potencialidades, sendo estas observadas e registradas em um diagnóstico sobre o seu desenvolvimento social e cognitivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário