segunda-feira, 2 de abril de 2012

“Eu, Meus amigos e Nossas Famílias! Descobrindo nossa Identidade!





Turma dos Dálmatas 
Professora Cátia Regina Marangoni Geremias
JUSTIFICATIVA:Nesta turma de 2012 três crianças são novas na Instituição e  para minha turma todas.Trabalhar a família e a  casa da criança, além de  fazer  com que se  apresente ao grupo de  amigos, também a fará sentir-se mais  segura  e sabendo que seu vínculo  de afetividade  com a família é muito respeitado. A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. 


 










Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
“A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca...”

















OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Saber a história do seu nome , reconhecer seus  gostos e preferências e demonstrar a diversidade aos  colegas
  • Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
  • Reconhecer  a diversidade de pessoa, casas  e famílias
  • Desenvolver a atenção para identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
  • Estimular o raciocínio e a percepção visual, apurar  o olhar.
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas ( Aumento e enriquecimento do vocabulário );
  • Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
  • Promover a integração entre família e escola, estimulando o entrosamento entre  o CEI e a Família
  • Respeito a Diversidade
  • Identificar nome das pessoas da família e as relações de parentesco
  • Ressaltar a importância da afetividade no CEI  e na família;
  • Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
  • .Levar a criança a  reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero)
  • Fazer a  criança  conhecer a própria história e a história da família, sentindo-se participante dela.
  • Reconhecer  a casa, família  de  todos os colegas  que se  dispuserem a participar do projeto ( Será muito importante para  que a professora  conheça  o contexto social onde as crianças  vivem e servirá de base  para os demais projetos a serem desenvolvidos no decorrer do ano , baseada em uma proposta histórico cultural)




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