quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Projeto “Adaptação, acolhimento, descobertas e Alegria!”


Turma  de  4 anos  - 19 crianças
Duração – mês  de  fevereiro de  2013  início de março
Professora Cátia Regina Marangoni Geremias

 Minha turma neste ano de 2013, com duas crianças em exceção,  já conhecem o CEI pois frequentavam a Instituição no ano passado, o que não caracteriza  que não haja importância de readaptação e de  conhecimento da professora , dos colegas, das novas  rotinas, pois as  crianças estão em outra fase de desenvolvimento observando o mundo de  forma  diferenciada.
Farei neste período inicial a observação atividades  que permitam desenvolver  diagnóstico e  registro  , para  conhecimento e  posterior  desenvolvimento das potencialidades   necessárias  a cada criança em sua  faixa  etária  e o análise do surgimento de temas  para  a  elaboração  dos  projetos  de  trabalho.

            Durante o processo de adaptação farei o diagnóstico das  crianças e através de  diversas intervenções


Os primeiros dias na unidade  de   educação Infantil, são especiais e geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários.
Este momento é muito importante é fundamental, para  que  o vínculo de   amizade e respeito   se  estabeleçam entre  os  membros  da  comunidade  escolar. É necessário desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente seguro, afetivo e acolhedor.

OBJETIVO GERAL:


            Propiciar  um ambiente rico em estímulos, onde a criança possa conhecer, conviver   com novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções e  demais potencialidades, sendo estas  observadas e registradas em um diagnóstico sobre o  seu desenvolvimento social e  cognitivo.



“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa Lá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário