domingo, 24 de março de 2013

Processo de Escolha do nome da turma


Professora Cátia Regina Marangoni Geremias

A escolha do nome da turma é muito importante para a sua identidade, mais do que um simples nome, eles se sentem importantes como grupo e se reconhecem neste, é muito bacana ver a construção desse processo, as crianças  se identificarão  rapidamente como um integrante desse novo grupo, é de grande importância a maneira democrática e participativa de como tudo deve  acontecer
Este nome simboliza a marca particular deste grupo.
A escolha será baseada em  literaturas infantis e nesse universo do imaginário que as crianças mergulham no intuito de aproximar sua realidade aos contos da Literatura Infantil e se descobrem enquanto sujeitos da leitura que se apropriam. Acredita-se que os contos de fadas permitem as crianças identificarem-se ou não com as dificuldades ou alegrias de seus heróis, cujos feitos narrados expressam, a condição humana frente às provações da vida.
Bettelheim (1992, p. 63) enfatiza que as explicações científicas necessitam de pensamento objetivo, algo que a criança ainda não tem. A literatura infantil e, principalmente, os contos de fadas podem ser fundamentais para a formação da
criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta.
Objetivos:
  • Construir uma identidade para a própria turma;
  • Perceber que num processo de votação  todos  são ouvidos
  • Desenvolver a auto-estima;
  • Saber escolher  e respeitar  escolhas da maioria.
  • Reconhecer número e numeral e quantidades
Metodologias
·        Conversar com as crianças sobre a importância de escolherem um nome para a turma.
·        Pedir  que dêem sugestões de  Clássicos da Literatura. Na medida em que forem falando, anotar os nomes. Pesquisar na net as imagens.
·        Depois de a listagem   pronta confeccionar um cartaz com imagens e os nomes sugeridos.
·        Em caso de empate pode-se fazer uma segunda votação. Explicar as crianças  que estudaremos   a história escolhida e  fazer um painel
·        Pintar o  clássico  Escolhido
·        Procurar nos livros do CEI se encontramos a história que foi escolhida e quantas versões.
·        Elaborar  o gráfico  e registrar as quantidades.
·        Associar as  bolinhas  coloridas  com as  quantidades de  animais
·        Conduzir uma pesquisa sobre essa história: verificar a moral da história

Avaliação
É importante observar a participação das crianças em todo o processo do trabalho. Participar, sugerir, defender sua ideia, são todos aspectos importantes a serem desenvolvidos nas crianças. Estimular a todas para darem suas opiniões.









Um comentário: