domingo, 24 de março de 2013

Projeto: ESCOLHA DO NOME DA TURMA- OS DÁLMATAS


Professora Cátia Regina Marangoni Geremias
O Clássico escolhido  foi  "101 Dálmatas"

A escolha do nome da turma é muito importante para a sua identidade, mais do que um simples nome, eles se sentem importantes como grupo e se reconhecem neste, é muito bacana ver a construção desse processo, as crianças  se identificaram  rapidamente como um integrante desse novo grupo, é de grande importância a maneira democrática e participativa  para que possam inicia   a inserção num processo de cidadania. Este nome simboliza a marca particular deste grupo.


Objetivos:
·                     Reconhecer número e numeral e quantidades
·                     Sentir prazer em ouvir histórias e associar ao tema.
·                     Desenvolver a coordenação motora fina e ampla
·                     Compreender características  do  Clássico Escolhido    para o  “ nome de nossa turma” 101 Dálmatas
·                     Despertar a oralidade e  os movimentos.
·                     Compreender o tema através de  todas as áreas de  conhecimento
             (música, poesia, matemática, ciências naturais, linguagem oral e escrita)           
·                     Perceber a diversidade dos personagens.

Realizamos várias  atividades interessantes que serão encaminhadas para casa e para que  vocês possam  conversar com seus  filhos sobre o tema e eles explicarem como foi que desenvolvemos.


Metodologias:
* Listagem DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA
* Poesia : A CACHORRINHA                        
VINÍCIUS DE MORAES

  MAS QUE AMOR DE CACHORRINHA!
MAS QUE AMOR DE CACHORRINHA!
  
PODE HAVER COISA NO MUNDO
MAIS BRANCA, MAIS BONITINHA
DO QUE A TUA BARRIGUINHA
CRIVADA DE MAMIQUINHA?
PODE HAVER COISA NO MUNDO
MAIS TRAVESSA, MAIS TONTINHA
QUE ESSE AMOR DE CACHORRINHA
QUANDO VEM FAZER FESTINHA
REMEXENDO A TRASEIRINHA?

  
EM: A ARCA DE NOÉ, VINÍCIUS DE MORAES, LIVRARIA JOSÉ OLYMPIO EDITORA: 1984; RIO DE JANEIRO; 14ª EDIÇÃO.


*  TEXTO  INFORMATIVO
* Sequência Lógica de fatos da História
MÚSICA -A DONA DÁLMATA ESTÁ FELIZ
MATEMÁTICA:
RECOLHER AS  FIGURAS DE CÃES ESCONDIDAS NA SALA E   FAZER CONTAGEM DE QUANTIDADES ENCONTRADAS E EXPLORAR  NÚMERO E NUMERAL  - ASSOCIAR COM PEÇAS DE ENCAIXE
MEU  ANIMAL DE ESTIMAÇÃO- NOME -ANIMAIS DOS MEUS AMIGOS

* Movimento- Seu Dálmata  sai de casa 




Para  acompanhar mais  fotos  do projeto, acessar:


T


Nenhum comentário:

Postar um comentário